Médicos cubanos deixam Santo Antônio da Patrulha

23/11/2018

Apesar da tentativa da prefeitura em manter o atendimento no município com os médicos cubanos do Programa Mais Médicos, nesta sexta-feira (23/11), eles cessaram os atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família.

Com a decisão do governo de Cuba de deixar o programa Mais Médicos, os profissionais cubanos começam a retornar ao seu país e, apesar da informação da coordenação federal do programa de que eles poderiam trabalhar até três dias  antes da data de partida eles dizem não se sentirem em condições de continuar. Eles optaram pelo encerramento imediato de suas atividades no município.

Conforme o secretário Joy Silva, “o Município está contratando novos profissionais e uma médica já está inscrita para atuar em Santo Antônio nesse novo edital do governo federal. Eles devem assumir dentro de alguns dias”. Joy explica ainda que as consultas que estavam agendadas com os cubanos serão remarcadas e que o atendimento médico exclusivo para os homens, dentro da campanha Novembro Azul, no momento será suspenso por falta de profissionais.

O secretário agradece a participação dos médicos cubanos em Santo Antônio da Patrulha, onde segundo ele, desenvolveram um bom trabalho, atendendo a contento a população.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA