Médicas patrulhenses falam sobre tratamentos à COVID-19

24/07/2020

Em live veiculada nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, as Dras. Kátia Marques e Virginia Bestetti falaram sobre medicamentos e medidas preventivas relacionadas ao combate do COVID-19. Elas esclareceram que não existe um parecer científico que comprove que o uso de medicamentos específicos em larga escala contribuem para a prevenção da doença.

A distribuição de kits com medicamentos não é recomendada, já que cada paciente tem sua particularidade. É através de uma consulta médica com uma avaliação do paciente, que o médico poderá prescrever o medicamento mais indicado para o caso, já que o paciente também pode fazer uso de outros medicamentos no seu dia a dia. Então, a avaliação servirá para evitar um problema entre medicamentos que não podem ser usados ao mesmo tempo.
A cidade de Porto Feliz (SP), que lançou o protocolo falando sobre distribuição de medicamentos ditos preventivos, não apresentava nenhum óbito relacionado ao COVID-19, mas atualmente na munícipio já são mais de 500 casos confirmados e 10 óbitos registrados atualmente.

As profissionais reforçaram que a não distribuição de “kits” para tratamento ou prevenção à Covid não significa que os pacientes com a doença não são medicados. O que o Município não faz é distribuir medicação indiscriminadamente. Elas lembram que Santo Antônio possui a Unidade Sentinela COVID-19, que trata especificamente de usuários que apresentam sintomas gripais. No local é possível passar por uma avaliação médica e receber o tratamento adequado, além de saber em quais critérios para testagem o paciente pode se encaixar, laboratorial ou teste rápido.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA