Médica da secretaria da Saúde fala sobre a importância do pré-natal

19/09/2019

A Dra. Taís Munari, médica da secretaria municipal da Saúde alerta para a importância do pré-natal. Ela, que atua desde 2012 no posto de saúde Central atende atualmente cerca de 100 gestantes.

Taís explica que quando o pré-natal é bem feito há diminuição considerável do risco de morte materna e também do bebê. “É muito importante a realização do pré-natal. As gestantes aqui de Santo Antônio estão fazendo o pré-natal, tem uma consciência boa a esse respeito, não faltam as consultas, fazem os exames que são solicitados e seguem as nossas orientações”, disse.

O secretário da Saúde, Charlis Santos diz que a Dra. Taís está fazendo um excelente trabalho com as gestantes e segundo ele, com todos os pacientes que atende, também na parte clínica. “Estamos muito focados no trabalho de prevenção e por isso é tão importante que a gestante tenha um atendimento prioritário. Ela sai de uma consulta e já deixa agendada a próxima vinda ao médico”, explica.

Conforme a Dra. Taís, “o pré-natal, mesmo de baixo risco, tem que ter este segmento: consultas mensais no início da gestação, depois quinzenais e partir da 30ª semana, semanais”.

Charlis conta ainda que como Médica de Família, a Dra. Taís está habilitada a realizar o pré-natal de baixo risco. “A maioria de suas pacientes é gestante, mas ela também atende a parte clínica nas segundas-feiras e pelo seu desempenho profissional e carisma sempre tem uma grande demanda”.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP