Facebook

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha

Março Azul Marinho, mês de conscientização do câncer colorretal.

imagem-noticia

04/03/2024

Março Azul Marinho, mês de conscientização do câncer colorretal.
 
O câncer colorretal abrange tumores que acometem segmentos do intestino grosso e reto. Quando detectado precocemente é tratável e, geralmente, curável, caso não tenha se espalhado para outros órgãos.
 
Pessoas com mais de 50 anos devem se manter alertas para os seguintes sintomas: anemia de origem indeterminada, mudanças no hábito intestinal, desconforto abdominal, gases, cólicas, sangramento nas fezes, sangramento anal e sensação de que o intestino não se esvaziou após a evacuação.
Pessoas que possuam algum destes sintomas, devem fazer exames para verificar possível perda crônica de sangue. Detectada a suspeita, devem ser encaminhadas para endoscopia gastrintestinal superior e inferior.
 
Uma dieta rica em fibras, composta de alimentos como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes, além da prática de atividade física regular, previne o câncer colorretal.
 
Deve-se também evitar o consumo de bebidas alcoólicas, de carnes processadas e de mais de 300g de carne vermelha cozida, por semana.
 
Cuide de você e do seu corpo. Previna-se!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA 

Fonte: ASCOM

Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha