Mais de 3 mil pessoas prestigiam a retomada das Cavalhadas.

18/03/2024

A cultura e o folclore patrulhense viveram um dia histórico neste domingo (17), com a retomada das Cavalhadas, uma das mais importantes tradições do nosso município, que não era realizada há mais de 10 anos. Mais de 3 mil pessoas compareceram ao Parque do Sindicato Rural para acompanhar a encenação.

O prefeito Rodrigo Massulo se emocionou ao falar do sucesso do evento e de sua importância para a cultura local. ”Se meu mandato terminasse hoje, eu poderia encerrar com uma sensação de orgulho e de retomada da autoestima da nossa cidade. Este talvez tenha sido o dia mais importante da cultura e do folclore patrulhense nos últimos 10 anos. O retorno das Cavalhadas é mais do que a simples revitalização de uma tradição. É um renascimento, um momento de renovação e orgulho para nossa comunidade. É o resgate de uma parte essencial de nossa identidade coletiva, que agora volta a brilhar em meio ao cenário cultural de nosso Estado”.

A secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, destacou o momento como um marco na história de nosso município. “Neste domingo, a cultura patrulhense teve uma de suas maiores conquistas, a retomada das Cavalhadas depois de mais de uma década. Tudo graças ao trabalho de muitas mãos: Comissão do Folclore, servidores da SECTE, HC Produções, corredores, familiares e voluntários. Mais uma vez,, demonstramos que, com união, podemos fazer muito pela nossa cidade”.

As Cavalhadas são uma manifestação típica do nosso folclore, encenando batalhas a cavalo entre mouros e cristãos. A retomada desta tradição é resultado de um trabalho que se iniciou em 2022, com a criação da Comissão Municipal de Folclore. Desde então, em conjunto com a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), foram promovidas ações no sentido de mobilizar a comunidade, incluindo o reconhecimento das Cavalhadas como Patrimônio Cultural do município, e culminando na realização do espetáculo.

As Cavalhadas foram uma produção da HC Produções, com apoio da Prefeitura, patrocínio de Guimarães Alimentos, De Mello e Arroz Massulo, e financiamento PRÓ Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Acredite na nossa cultura!

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE