Lixeiras Subterrâneas

23/08/2022

O prefeito Rodrigo Massulo e o vice-prefeito Marcelo Gaúcho estiveram acompanhando os trabalhos de instalação das primeiras lixeiras subterrâneas de Santo Antônio da Patrulha, na manhã desta terça (23). Dois dos novos pontos de recolhimento de resíduos estão localizados na Avenida Borges de Medeiros, um na Praça da Matriz, e outro na Praça Astrogildo Peixoto, junto ao Paradão.
🚧 Inicialmente, as lixeiras seriam instaladas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem. Porém, o solo do local não apresentou as condições de estabilidade necessárias para a adequada instalação das estruturas, o que também comprometeria a vida útil do equipamento. Desta forma, foi decidida a mudança das mesmas para a Praça da Matriz e para o Paradão.
🌎 As lixeiras subterrâneas são uma alternativa para a redução dos pontos de descarte de resíduos, além de apresentar uma estética mais agradável. O material depositado no local não fica exposto, mas em um container de mil litros, abaixo do solo. As estruturas também servirão como uma ferramenta de educação ambiental, pois cada uma das lixeiras terá dois bocais, separados para resíduos orgânicos e recicláveis, incentivando a correta separação do lixo.
📍 A instalação dos equipamentos está sendo realizada pela empresa FORM, com acompanhamento do Departamento Municipal de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM). Os equipamentos foram adquiridos através de recurso de convênio firmado entre o município e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente.