Lançada a campanha

19/11/2021

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social lança a campanha “Não dê esmolas, seja responsável, dê uma chance”, que pretende despertar nas pessoas que costumam dar esmolas, especialmente nas sinaleiras da cidade, uma nova consciência sobre esta prática.

A ideia tem caráter de inclusão do pedinte em uma condição digna de sobrevivência sem artifícios paliativos como a esmola, que pode resolver momentaneamente a falta de dinheiro, mas não tira o indivíduo do seu estado.

Quando orienta para que o cidadão “seja responsável”, a campanha deseja leva-lo a perceber que dar o atendimento adequado para as pessoas em situação de rua é um desafio enfrentado cotidianamente pela Secretaria. Através das estruturas e dos meios técnicos comprometidos com o bem-estar permanente dessas pessoas, os serviços públicos (CRAS - Centro de Referência de Assistência Social e CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social), levam em consideração o histórico de cada um e as razões pelas quais o indivíduo chegou nessa situação e assim, buscam um meio de retirá-lo dela.

A esmola pode aliviar situações de extrema necessidade, mas não transforma a condição de miserabilidade do ser humano. O que transforma de fato, são as políticas públicas e programas de acolhimento oferecidos pela Secretaria.

Colabore com esta campanha. Quando você for abordado no sinal, oriente a pessoa que lhe pede dinheiro a dirigir-se ao CRAS ou CREAS, onde será dado todo o atendimento necessário para o enfrentamento  do seu problema seja ele dependência química,  desconexão com o mundo do trabalho, perda de contato com a família, distância da cidade de origem, fome, etc.

Ajude-nos a mudar a realidade de quem está perto de você!

CRAS - (51) 3662-2455 - Rua Cel. Francisco Borges de Lima, 478 - Centro.
CREAS - CREAS - (51) 3662-5796 - Rua Cel. Francisco Borges de Lima, 478 - Centro.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS

Fonte: ACS