Instalação do novo Campus da FURG em Santo Antônio da Patrulha é autorizada

20/05/2015

Na última segunda-feira, 18, o Prefeito Municipal de Santo Antônio da Patrulha, Paulo Roberto Bier, juntamente com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Dirceu Machado, recebeu em seu gabinete o Diretor da FURG (Universidade Federal de Rio Grande) no município, Antônio Valente, para realizar a assinatura e a entrega da licença de instalação do novo Campus da Universidade.

A autorização permite que o novo espaço da FURG, localizado no Bairro Bom Princípio, seja ampliado com a construção de pavilhão com 16 salas de aula, prédio administrativo, casa do estudante e espaço de convivência para os alunos. O pavilhão do centro tecnológico já foi construído. “A ampliação vai atender a necessidade atual do nosso Campus, mas também permitirá a criação de dois novos cursos para 2016 ou 2017”, afirmou Valente, que confirmou a possibilidade de novas ampliações futuras de acordo com as demandas.

Em outubro de 2014, o CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente) promulgou a Resolução 288/2014 que, dentre as mudanças, autorizou que o Departamento de Meio Ambiente de cada município possa emitir o licenciamento para a construção de Campus Universitário com tamanho de até 20 hectares. Anteriormente este limite era de 5 hectares.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente também conseguiu a anuência junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, permissão que é necessária devido à localização dentro da Área de Preservação Ambiental do Banhado Grande, agilizando a análise e emissão desta licença pela importância deste investimento para o futuro do município.

A Secretaria Municipal da Educação e o Polo Universitário Santo Antônio auxiliaram nestas conquistas.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito

Fonte: ACS/PMSAP