Hoje (3), nosso município comemora 212 anos de instalação da Câmara de Vereadores.

03/04/2023

Nesta mesma data, em 1811, foi instalado o município de Santo Antônio da Patrulha, que recebeu esse nome devido às patrulhas instaladas em seu território para cobrar impostos da Coroa, formando, juntamente com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, os quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul.

As origens de nossa cidade remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento, em 1680, cresceu o interesse dos portugueses em povoar e defender a região sul. Em 1760, o povoado que aqui havia foi elevado a condição de Freguesia. Em 1809, passou a ser uma Vila e, em 3 de abril de 1811 houve a instalação do município.

Além do 3 de abril, Santo Antônio da Patrulha também comemora seu aniversário no dia 31 de agosto, data da criação da Capela Curada de Santo Antônio da Patrulha de Viamão, em 1760.

Feliz aniversário, Santo Antônio da Patrulha!

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município