Grupo da Dor oferece atividades online

22/05/2020

Em decorrência da pandemia de Covid-19 o Grupo da Dor de Santo Antônio da Patrulha não pode dar continuidade à atividade presencial. Diante disto, as fisioterapeutas, idealizadoras do projeto, Isabel Müller e Rossana Meregalli, preocupadas com a possível evolução dos sintomas dos pacientes do grupo, criaram uma maneira de passar as atividades e rotinas virtualmente.
Uma vez por semana as atividades são elaboradas, gravadas e direcionadas por vídeo para os pacientes. Neles as profissionais demonstram sua execução com os cuidados posturais necessários para as diversas patologias do grupo.
O Grupo de Acompanhamento Fisioterápico da Dor Crônica foi lançado no dia 11 de março com o objetivo de diminuir a dor de pacientes, através de atividade física regular e orientada com ênfase terapêutica, além de promover o convívio e a troca de experiências entre eles. 40 pacientes avaliados e selecionados para uma primeira fase de tratamento.
De acordo com a Isabel, existe uma troca, os pacientes também devem enviar seus vídeos realizando os exercícios.  “A ideia é ter o retorno dos pacientes, em vídeo, da atividade proposta. Assim é possível fazer os ajustes, as correções necessárias. Também através de videoconferências, ouvimos as possíveis dificuldades e orientamos os pacientes da melhor maneira possível”, explicou.
O trabalho já está sendo desenvolvido desde o início do mês de maio e com grande receptividade dos pacientes. Isabel informa que em breve os resultados serão mapeados e divulgados.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA