Giro na Educação

25/05/2021

A partir de agora, divulgaremos nas terças-feiras alguns textos de professoras da rede municipal de ensino de Santo Antônio da Patrulha sobre a educação em tempos de pandemia, novas rotinas e desafios.
Hoje temos um texto da professora do 3º ano da EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho, Giovana Neves Peixoto e da diretora da escola, Joseane Freiberger Gil, falando sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs como realidade na Educação.
“Muitos duvidaram, alguns ainda resistem, outros se sentem desafiados, mas a verdade é que ela chegou e não podemos mais negar a presença das tecnologias em nosso dia a dia. E a Escola Antônio Laureano, vislumbrando a possibilidade de ter seus alunos perto de si, em contato síncrono com demais colegas, no desejo de enfrentar o desafio de ter todos no seu ambiente, criou a possibilidade de ter os alunos COM a escola.
Neste novo paradigma de educação em que a escola vai à casa do aluno e vice-versa, o uso das tecnologias tem favorecido uma oportunidade ímpar de explorar competências e habilidades que talvez não se tivesse no antigo normal da sala de aula. Naqueles momentos era professor e alunos. Hoje, é a escola e a família em sintonia diária. A velha expressão “a comunidade escolar na escola” hoje se configura em escola e família. A pandemia desvendou o verdadeiro cenário que descreve como as famílias participam da vida escolar dos filhos.
Os desafios viraram possibilidades. Rompemos barreiras. Uma nova rotina familiar se criou. Isto não significa que o papel do professor foi substituído pelos pais. Muito pelo contrário. Os pais, mais do que nunca, precisaram assumir seus deveres para com a educação de seus filhos e aprenderam junto. O professor renovou seu papel de mediador da aprendizagem, agora numa condição mais difícil, distante fisicamente do aluno, mas não ausente. Pois o uso diversificado e qualitativo das Tecnologias da Informação e Comunicação – as TICs, dinamizaram a educação num curto período de tempo, sem perguntar se queríamos ou não. Fomos à luta e comprovamos mais uma vez que os professores são dignos de superar dificuldades e que o aluno continua sendo sua motivação maior.
Hoje, diante da possibilidade da volta parcial e escalonada dos alunos ao espaço físico da escola, mais um desafio se cria: manter em sintonia os presentes na escola com os que não estão. Mais uma vez, as TICs são aliadas. A integração continua, agora mais dinâmica e atrativa. Assim, vai se tornando concreto o modelo Híbrido e Bimodal de educação, favorecendo a participação de todos de forma presencial e não presencial.
É possível sim isto acontecer, seja através da realização remota das práticas pedagógicas em tempo real ou de forma assíncrona. Essa já é uma realidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Laureano da Cunha Filho. Com a volta das atividades presenciais, de dentro da sala de aula na escola, os alunos presentes podem ver seus colegas e socializar trabalhos de pesquisa mediados pela professora e a família. Estratégia já realizada na alfabetização, com estudantes do 3º ano do ensino fundamental. O momento potencializou a aprendizagem de ambos e motivou a participação de todos, além de emocionar os agentes educacionais.”

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS