Gestor Hospitalar da Santa Casa anuncia novos serviços aos vereadores

08/12/2017

Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 06 de dezembro, com os vereadores patrulhenses, o gestor do Hospital Santa Casa/Santo Antônio, Maurício Fogaça anunciou novos serviços e esclareceu dúvidas dos vereadores sobre atendimento e internações.

No encontro, o gestor lembrou que a Santa Casa assumiu a gestão do hospital em maio, com atendimento de urgência em pediatria e clínica médica. Diante das difíceis condições em que a casa de saúde se encontrava (hospital sem alvará, centro cirúrgico interditado, entre outros problemas), principalmente com necessidade de obras físicas, instalações, equipamentos e mobiliários, os demais serviços seriam implantados de forma gradativa, e após o contrato com o Estado. As novas internações também foram retomadas após obtenção de alvará. Maurício diz que também anseia pelo funcionamento do hospital a pleno, e que isto está sendo construído. Diante da complexidade que envolve este processo, infelizmente, não se consegue tudo de imediato. Contou que havia sido perdido o Alvará como Hospital, e mesmo sendo um processo difícil, foi conseguido.

OFTAMOLOGIA

Santo Antônio continua sendo referência em Oftalmogia para o Litoral Norte, a qual passa a ser operacionalizada pela Santa Casa. Segundo o gestor “vai ficar muito melhor, pois os serviços serão ampliados em 31%, além de aumento da equipe médica, novos equipamentos e serviços, com a marca do mais antigo serviço de oftalmologia do Rio Grande do Sul: o serviço da Santa Casa de Porto Alegre, com mais de 125 anos de existência”.

INTERNAÇÕES

Desde outubro, após firmar contrato com o governo do Estado, as internações estão ocorrendo para pacientes que apresentem essa necessidade, nos serviços pactuados, após atendimento pelo sistema público. Porém, explica que, dependendo do caso do paciente, ele precisa ser encaminhado para hospitais que têm a referência especializada.

RAIO X

Maurício disse que antes de a Santa Casa assumir i serviço de Raio X com laudo não existia. “Procuramos liberar o paciente atendido na emergência com o laudo em duas horas, mas dependendo da situação, especialmente se é um caso mais grave, o paciente precisa esperar e não pode se alimentar, pois se for necessária a realização de cirurgia, terá que estar em jejum”.

TEMPO DE ESPERA PARA ATENDIMENTO

Existe uma Classificação de Risco, realizada para 100% dos pacientes, com o objetivo de priorizar o atendimento no menor tempo possível aos que se encontram em situação mais grave. Desse modo, o HSAP está organizado para atender casos de urgência e emergência nas 24h do dia, e é referência para os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Caraá.

SERVIÇOS:

O projeto da Santa Casa para Santo Antônio é grandioso. Na plenitude do funcionamento dos serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, o HSAP disponibilizará: Agência Transfusional, Radiologia Convencional, Tomografia Computadorizada, Densitometria Óssea, Mamografia, Ultrassonografia Convencional e com Doppler (exame que utiliza o ultrassom para medir a velocidade da circulação sanguínea), Laboratório de Análises Clínicas, Exames de Anatomia Patológica e Métodos Diagnósticos para Oftalmologia, Cirurgias Oftalmológicas, Cirurgias Gerais, Cirurgias Otorrinolaringológicas, Cirurgias Ortopédicas, Cirurgias Ginecológicas e Cirurgias Vasculares, além de internações em Psiquiatria, Clínica Médica e Pediatria.

Ao final do encontro, Maurício agradeceu aos vereadores pelo interesse em ajudar o hospital e pediu que entrem em contato sempre que precisarem. Este retorno é importante para corrigir o que eventualmente esteja errado. A ouvidoria da Santa Casa é o melhor canal para que a população faça reclamações, pedido de informação e sugestões com relação ao hospital. Os contatos da ouvidoria são 3214.8505 e ouvidoria@santacasa.tche.br.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva, o vice-prefeito José Francisco Ferreira da Luz, a secretária municipal da Saúde, Magda Bartikoski, a Procuradora Geral do Município, Digiane Stecanela e o secretário Geral de Governo, Planejamento e Gestão, Ferulio José Tedesco também acompanharam a reunião.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP