Feira do Peixe Vivo comercializa mais de duas toneladas de pescado

20/04/2022

Feira do Peixe Vivo comercializa mais de duas toneladas de pescado

Realizada entre os dias 13 e 15 de abril, em uma promoção conjunta entre EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a Feira do Peixe Vivo foi um sucesso de vendas. No total, foram comercializadas mais de duas toneladas de pescado. Os espécimes mais procurados foram tilápias e jundiás.

Esse ano foi a primeira vez que o SIM se envolveu com a feira. Foi exigida dos produtores a insensibilização do peixe, ou seja, que ele estivesse desmaiado antes de ser abatido. Esta é uma forma mais humana de lidar com o animal, que não sente angústia, medo ou dor.

Essa forma de abate também colabora para uma melhor qualidade da carne, pois reações químicas promovidas pela dor diminuem o prazo de validade da mesma. Em conformidade com regras da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a Prefeitura disponibilizou freezer com gelo e recipientes para a correta operação desta prática.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM