FURG e prefeitura querem intensificar parceria

23/03/2017

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias esteve reunida com o prefeito Daiçon Maciel da Silva nessa terça-feira (21/03), em Santo Antônio da Patrulha. Acompanhada dos vice-reitores Mouzart Martins Filho e Marcos Amarante e do coordenador do Campus Furg SAP, Antônio Valente, a reitora veio cumprimentar o prefeito pelo resultado nas eleições e traçar algumas diretrizes relacionadas ao trabalho da Universidade.

Cleuza lembrou a parceria importante e os resultados alcançados na outra gestão do prefeito Daiçon e disse que os planos para Santo Antônio da Patrulha são os melhores possíveis. Porém, adiantou que é preciso pleitear recursos e oportunidades junto à União.

Ela explicou que com a crise política e financeira dos últimos dois anos o governo está agindo com muita cautela. “Santo Antônio da Patrulha já tem dois cursos novos aprovados pelo MEC, mas a liberação das vagas terá que ser buscada.” Ela propôs ao prefeito uma ida à Brasília para conversarem com o Ministro da Educação e com outros entes políticos que possam auxiliar neste processo.

O prefeito se colocou à disposição e acredita que conseguirá o apoio necessário da União, bem como, para resolver outras demandas do novo Campus, do bairro Bom Princípio. Ampliar os horários do transporte coletivo em frente ao Campus, fazer a rede de esgoto e pavimentação são as principais necessidades, de acordo com Valente.

A secretária municipal da Educação, Dalva Provenzi de Carli, que também acompanhou o encontro, disse que quer fortalecer a relação da pasta com a Universidade, no que diz respeito a formação continuada de professores da rede municipal. Dalva lembrou que antes da FURG, em Santo Antônio, apenas 20% da rede tinha graduação. ”Com chegada da Universidade no município e a parceria iniciada ainda no governo do ex-prefeito Zezo, hoje esse número é de 80% aproximadamente”, comentou.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS-PMSAP