Estamos no Janeiro Roxo, o mês de conscientização e combate à hanseníase

11/01/2024

Estamos no Janeiro Roxo, o mês de conscientização e combate à hanseníase.

Implementada em 2016, pelo Ministério da Saúde, a campanha busca educar e trazer mais conhecimentos a respeito desta doença, que ainda é vista com muito preconceito.

Apesar de possuir números baixos no Rio Grande do Sul, a Secretária Municipal da Saúde (SEMSA) percebe como importante a participação do município nesta campanha. “A hanseníase é uma doença curável, porém, sem o tratamento e confirmação da mesma, pode deixar sequelas. Portanto, orientamos que, em caso de sintomas, as pessoas devem procurar uma unidade básica de saúde para investigação”, destaca o secretário em exercício da pasta, Gustavo Kisrch.

Os sintomas da Hanseníase normalmente se iniciam com o aparecimento de uma ou mais manchas de cor avermelhada ou esbranquiçada na pele, em qualquer parte do corpo. No local ocorre diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato. Na maioria das vezes esse sintoma pode passar despercebido, pois não há incômodo, coceira ou dor. Porém, com o tempo, surge uma sensação de picadas, dormência ou formigamento nas partes do corpo afetadas.

Fique atento e, caso perceba qualquer sinal suspeito, dirija-se a uma de nossas Unidades de Saúde.

Acredite na Saúde!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA