Está em pauta pauta a construção de um fluxo que priorize os estudantes da inclusão nas políticas públicas existentes entre diferentes pastas

25/10/2023

Na manhã de hoje, 25, no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, reuniram-se representantes das secretarias municipais da Saúde (CAPS), APAE, Educação, Câmara de Vereadores, CAEE e Patrulha Azul, tendo como pauta a construção de um fluxo que priorize os estudantes da inclusão nas políticas públicas existentes entre as pastas.
O encontro tratou do alinhamento dos fluxos de atendimento aos alunos, os quais podem acessá-lo tendo como porta de entrada as seguintes instituições: CAEE, CAPS ou APAE. Debateu-se, na ocasião, o fato de que existem casos em que a comunidade não tem clareza sobre como funcionam esses fluxos, o que gera desconforto e reclamações. Neste contexto, a Patrulha Azul é um importante agente de interlocução entre familiares e instituições no que tange aos casos de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O município possui elevado índice de busca por atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes nas redes de ensino locais. De acordo com os dados apresentados pela diretora do CAEE, Carla Meregalli, existe uma fila significativa de espera. Diante disso, o prefeito indicou a criação de um grupo de trabalho formado por representantes de todas as entidades e setores envolvidos, a fim de que haja um alinhamento e consequente aprimoramento nos fluxos referidos. De acordo com a secretária Josélia Fraga, "o objetivo é superar as demandas e assegurar à comunidade agilidade no início das terapias."
Também estavam presentes a presidente da Patrulha Azul, Jane Borba, e a tesoureira da entidade, Susete Costa, o vereador e sócio fundador da Patrulha Azul, Gabriel Diedrich, a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria da Saúde, Fernanda Kauffmann, a coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação, Pâmela da Silva, a diretora administrativa da APAE, Mônia Santos, a Coordenadora do CAEE, Irani Pacheco, e a Assistente Social, Andréia Aparecida Sates de Lima.
Acredite na nossa cidade.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito