Escola de Santo Antônio da Patrulha é selecionada para o Programa de Robótica Espacial

26/04/2021

Apenas 250 escolas no país foram contempladas para o Programa de Robótica Espacial, “entre elas está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima”, comemora a secretária municipal da Educação, Josélia Fraga.
Trata-se uma iniciativa pedagógica da Universidade Federal de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira, e tem como objetivo preparar as crianças e jovens para um futuro tecnológico.
Serão ofertadas 25 vagas para que a escola realize a seleção dos alunos mais aptos para participarem do programa.
Importante destacar que não é necessário que os professores da instituição tenham conhecimento prévio sobre o campo da robótica, visto que as aulas serão totalmente virtuais e não necessitam de suas participações.
Entre os temas abordados, os alunos terão acesso a simulações do uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos Bluetooth. Eles irão conhecer o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando ao resultado final, o robô.
Através de aulas virtuais comandadas pela robô K4T-3, os alunos do Programa de Robótica Espacial poderão obter conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. A plataforma destaca o uso de simuladores para que os alunos tenham a experiência da criação do robô Rover Veicule, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual a Agência Espacial Brasileira integra.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED

Fonte: ACS