Equipe do CRAS de Santo Antônio faz intensa qualificação

27/07/2015

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santo Antônio da Patrulha está qualificando sua equipe com cursos de capacitação para melhor atender à comunidade. Até o momento, o quadro de trabalho do Centro já participou de duas habilitações voltadas para o serviço.

Nos dias 22 à 26 de junho, a Coordenadora Municipal do CRAS, Mary Lúcia da Silva Barreto, participou da Capacitação do Sistema único de Assistência Social (SUAS) em Porto Alegre. Durante o curso, foram explanados temas como a Introdução ao Provimento de Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS, a Implementação de Ações do Plano Brasil Sem Miséria, a atualização em Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do SUAS e atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS. Em julho, 23 e 24, Mary Lúcia juntamente com a colega Adriana Maria da Silva, fez parte do curso sobre Controle Social do Programa Bolsa Família, também na capital. O conteúdo programático desenvolvido foi: o Programa Bolsa Família; Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; a Participação Social; as Instâncias de Controle Social; as Instâncias de Controle Social e as Comissões Intersetoriais; as Instâncias de Controle Social e os Conselhos Municipais de Assistência Social; o Índice de Gestão Descentralizada e as Instâncias de Controle Social na Fiscalização.

Para agosto, estão previstos mais dois cursos de qualificação para o serviço, o de Operacionalização do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família e do Sistema de Acompanhamento de Condicionalidades (SIGPBS e SICON) e o curso de Gestão do Sistema de Benefícios do Cidadão (SIBEC), ambos em Porto Alegre.

As despesas com os cursos são pagas pelo Governo Federal, através do Programa Bolsa Família, e a qualificação dos profissionais da área é uma exigência do mesmo em todo o território nacional.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS