Equipe do CAPS realiza atividade de arteterapia com pacientes

08/03/2023

Na manhã de hoje, oito de março, a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), realizou, na Avenida Borges de Medeiros, atividade de arteterapia com os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Na ocasião, uma árvore foi decorada com fuxicos confeccionados pelos próprios pacientes.
De acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Fernanda Kauffmann, estas atividades exercem importante papel na compreensão da integralidade de cada paciente no contexto do Centro, uma vez que são momentos que proporcionam a manifestação verbal e não verbal. Ela ainda deixa um agradecimento para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), que prontamente atendeu ao pedido do CAPS, fornecendo todas as orientações necessárias para a que a exposição pudesse ser realizada, bem como para a estagiária do CAPS, Patrícia Pacheco, que esteve à frente da atividade de hoje.
“A confecção dos fuxicos proporcionou mais socialização entre os pacientes e a equipe da Saúde Mental, o que agiliza o desenvolvimento das tarefas e leva a uma convivência com mais união, um dos principais intuitos da sala de arteterapia neste trabalho de ressocialização e integração destas pessoas na sociedade. A decoração da árvore trouxe sentimentos de valorização e elevada autoestima para os pacientes, além de muita felicidade por ver seus trabalhos expostos. Como equipe, ficamos realizados em poder proporcionar a eles um dia assim”, destacou Patrícia.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia