Episódio “Re-Conhecendo a História da Casa do Museu” estreia no dia 17

16/10/2023

Para marcar a data comemorativa de 41 anos de abertura do Museu Caldas Júnior, será exibido um episódio contando um pouco sobre determinada época da casa que hoje abriga o Museu, mas que, ao longo de sua existência, teve inúmeros moradores e hóspedes ilustres.
A estreia da live acontece amanhã (17) às 20h, pelo Facebook da Prefeitura. O público poderá fazer uma verdadeira viagem pelos cômodos da casa, além de conhecer detalhes e curiosidades contadas pelas senhoras Eunice Renck, 83 anos, Ruth Allgayer, 77 anos, e Léa Ramos, 74 anos, filhas do último dono da residência, o dentista João Batista Teixeira.
A casa que abriga o Museu foi construída por volta de 1820, perto do marco inicial da cidade e tem arquitetura tipicamente luso-açoriana. O primeiro morador da casa foi o alferes Francisco Xavier da Luz. Como casa do presidente da Câmara de Vereadores, hospedou o imperador D. Pedro I, em 1826. Na década de 1870, foi moradia da família do juiz Francisco Antônio Viera Caldas, pai de Caldas Júnior, fundador do jornal Correio do Povo, que ali viveu dos quatro aos 12 anos de idade.

Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE