Enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) realizaram a capacitação “Qualidade em coleta de exames citopatológicos”, no Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Laboratório Fontana em Tramandaí, pertencente a 18ª Coordenadoria Regional d

10/10/2022

Na última sexta (7), os enfermeiros da Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) realizaram a capacitação “Qualidade em coleta de exames citopatológicos”, no Núcleo Técnico Operacional (NTO) do Laboratório Fontana em Tramandaí, pertencente a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A coleta de exames citopatológicos é o método mais eficaz de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil. Porém, para que o rastreamento seja efetivo, é necessário que o exame seja realizado com qualidade.
O câncer do colo de útero é o terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, superado apenas pelo câncer de pele, de mama, pulmão e intestino. Outro perigo decorrente é o contágio pelo Vírus do Papiloma Humano (HPV), que está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo de útero. A transmissão desta doença acontece pelo contato sexual, sendo fundamental o uso do preservativo para a prevenção, não apenas do HPV, como também do vírus da AIDS.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA