Dia D contra Polio e Sarampo é no próximo sábado

14/08/2018

O Dia D da campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo será no próximo sábado, 18 de agosto. Nesta data, todos os postos de saúde estarão realizando a vacina das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Para os moradores do bairro Bom Princípio, a imunização será realizada na Praça CEU, no mesmo horário.

A secretaria municipal da Saúde informa que além do Dia D, todas as quartas-feiras do mês de agosto (dias 15, 22 e 29) a sala de vacinas do posto de Saúde Central estará trabalhando com horário estendido, encerrando o expediente às 19h, criando mais oportunidades para que os pais possam levar seus filhos para se imunizarem contra as doenças.

A campanha, que começou na semana passada, vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias podem ser levadas ao posto de saúde para receber vacina, independente se já foram imunizadas ou não _ com exceção para quem tomou a vacina mais recentemente, nos últimos 30 dias.

A campanha tem por objetivos: Vacinar quem nunca tomou a vacina; Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Em Santo Antônio da Patrulha as vacina está disponível no posto de Saúde Central, das 8h às 12h e das 13h às 16h45min e não fecha ao meio dia.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Joy Silva, a campanha visa uma mobilização em todo o país, já que a vacina contra o sarampo está disponível o ano inteiro nos postos de saúde.

O Ministério da Saúde informa que nesse ano a campanha é ainda mais importante, dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

O secretário Joy garante que em Santo Antônio da Patrulha os índices de imunização são muito bons, comparados aos de outros municípios.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PREFASAP