Desde o início deste ano, o setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está desenvolvendo ações nas escolas municipais, enfatizando o tema da atividade física coletiva.

13/10/2023

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), através do Programa Saúde na Escola (PSE) , foi solicitado aos estudantes que desenvolvessem redações com temas relacionados à segurança alimentar e a prática de exercícios físicos. Desta forma, os alunos foram incentivados a propor ideias, os colocando no centro da mudança.
As soluções propostas nas redações foram: manter uma rotina de atividade física; andar mais de bicicleta; reservar alguns minutos por dia para se exercitar; maior tempo de atividade física na escola; diminuir o uso de celular; dentre outras.
A alimentação saudável em conjunto com a prática de atividade física, promove o bem estar de todos. Por sua vez, os esportes coletivos, como futebol, basquete ou vôlei, contribuem para a saúde dos escolares, além de fomentar o companheirismo e a amizade entre os jovens.
A prática de exercícios é importante para evitar o sedentarismo, que é prejudicial a saúde e contribui para o aumento de peso. Uma pessoa sedentária é aquela que não se exercita por, pelo menos, 30 minutos diários. Pesquisa realizada pelo IBGE, em 2015, demonstrou que 65% dos adolescentes do 9º ano do ensino fundamental eram sedentários, enquanto o ERICA, com 78 mil adolescentes do Brasil, demonstrou que 54% eram sedentários.
Acredite na Saúde e na Educação!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED