Decreto transforma em política pública o acompanhamento integral à gestante, à puérpera e à criança até dois anos de idade em todo o território municipal

11/11/2021

A partir de ontem (10), fica instituída a Iniciativa Municipal de Aleitamento Materno – Mamá Patrulhense, que atenderá ao Protocolo Municipal de Aleitamento Materno e transformará em política pública o acompanhamento integral para gestante, puérperas e crianças até os dois anos de idade, em todo o território municipal.

O Mamá Patrulhense contará com uma equipe gestora composta por profissionais de áreas estratégicas para o cumprimento do programa, que farão o seu gerenciamento e organização em nível municipal. São elas a fonoaudióloga Ana Paula de Carvalho Sudbrack, a nutricionista Candida Massulo da Silva, a psicóloga Patricia Rocha, a enfermeira Angélica de Melo Silveira e a odontóloga Ingrid Czikiel.

Este grupo será responsável pela capacitação e supervisão dos profissionais de referência, tendo como objetivo padronizar a assistência ao recém-nascido e as ações de orientação às nutrizes no manejo ao aleitamento materno, a fim de aumentar os índices de amamentação, reduzir o desmame precoce e a mortalidade neonatal.

O prefeito Municipal Rodrigo Massulo ressaltou a importância de uma política pública como esta, pois seus reflexos serão sentidos até mesmo na vida adulta daquelas crianças cujas mães foram bem instruídas e não interromperam esse ciclo vital na relação mãe e filho.

O Mamá Patrulhense foi uma indicação do vereador Gabriel Diedrich com aprovação unânime dos demais vereadores que compreenderam o quanto o programa poderá impactar no futuro das crianças da nossa cidade, além de levar informação segura para futuras mães e para mulheres que amamentam.

A solenidade de assinatura do Decreto que efetiva a iniciativa ocorreu no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo. Estiveram presentes os vereadores Gabriel Diedrich, André Luis de Oliveira Selistre, Jacira Conceição dos Santos, Ricardo Zullmann Pires, Sérgio Alexandre Airoldi, Valdir Portal da Silva, Paulo Ricardo Souza Neves e Valtair Andrade, o vice-prefeito Marcelo Gaúcho e o secretário municipal da Saúde Toninho Selistre.

Fonte: ACS

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia