Consulta Popular ocorre nesta semana

01/07/2016

Nos dias 5, 6 e 7 de julho, vão ocorrer as votações das demandas escolhidas para a Consulta Popular 2016/2017. Em Santo Antônio da Patrulha, para esta edição, foram escolhidas dez demandas a serem votadas, nas áreas da agricultura, ciência e tecnologia, cultura, turismo desenvolvimento rural, minas e energia e saúde.

A votação vai ocorrer presencialmente nos dias 5 e 6, no Protocolo da Prefeitura, nas Secretarias Municipais da Gestão e do Planejamento, e Educação, em todos os postos de saúde do município, em escolas municipais e no Sine. No dia 7, os patrulhenses só poderão votar pelo site da Consulta Popular, www.consultapopular.rs.gov.br. Para votar é necessário o título de eleitor e RG.

As demandas em votação são: “Infraestrutura e equipamentos turísticos para o bem receber”, “Programa Conexão: rede intermunicipal de cultura”, “qualificação e financiamento da rede de atenção – consolidando a regionalização da saúde”, “Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar”, “Arranjos Produtivos Locais – APLs”, “Redes elétricas trifásicas para a agricultura familiar”, “Correção, recuperação e manutenção do solo”, “Melhoramento de estradas vicinais”, “Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar" e “Irrigação e recuperação de mananciais: silvicultura - plantio de árvores”.

O município de Santo Antônio já adquiriu, por meio da Consulta Popular, dos anos anteriores, diversos itens e recursos fundamentais para a cidade. Entre eles, a ampliação e reforma do hospital, reforma do posto de saúde, viaturas, caminhão para o corpo de bombeiros, ambulância, o Campus FURG-SAP, escolas e equipamentos escolares, pavimentação de estradas, redes de água e quadras de esporte.

Consulta Popular

A Consulta Popular, instituída em 1998, é um instrumento de participação da população no orçamento estadual coordenada, atualmente, pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Anualmente, o governo fixa o valor que será destinado para a Consulta. As 28 regiões do Estado selecionam os projetos, mediante audiências públicas realizadas nos âmbitos regional, municipal ou microrregional, e decididos em uma audiência ampliada entre Coredes e delegados eleitos nos Comudes. A pauta de programas deve estar enquadrada no Plano Plurianual (PPA) do Estado.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE