Consciência Negra: Secretaria da Saúde promove seminário sobre Negritude na Câmara de Vereadores

22/11/2022

Na manhã desta terça, 22, o Grupo de Equidades da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu momentos importantes de reflexão e aprendizado sobre a história e realidade do povo negro no Brasil. A promoção integra a campanha da SEMSA em torno do Dia da Consciência Negra.
 A fala foi ministrada pela cientista social Vera Beatriz Soares Rodrigues. Bia, como é conhecida, atuou na área da Saúde como técnica em enfermagem e, atualmente, propaga seu conhecimento em prol de equidade racial, oferecendo valiosa contribuição para essa causa tão importante.
 “Hoje eu vim falar sobre amor, sobre o que o amor faz, e a falta que vem fazendo” declarou na sua introdução à fala. A cientista falou sobre os diferentes tipos de racismo, bem como sobre o impacto histórico e ainda atual do período da escravatura e, os pontos que precisam mudar em busca da equidade, uma causa que deve ser de todos.
 O público presente se emocionou em diversos momentos, abraçando a causa. Para o secretário de saúde Toninho Selistre, a pauta é de extrema importância e seguirá recebendo atenção da SEMSA, através das ações do Grupo de Equidades, representado pelo Diretor do Departamento Técnico em Saúde, Gustavo Kirsch, pela nutricionista Maria Luisa Colombo e pela farmacêutica Gabriela Flores.
 Além da comunidade, as agentes comunitárias de saúde também estiveram presentes, bem como o prefeito em exercício, Marcelo Gaúcho, e presidente da Câmara de vereadores André Selistre, e os vereadores Ricardo Pires, Jacira Santos, Valtair “Pelado” de Andrade, João Eliseu Meregalli, o “Chocolate” e Diego Portal.
Acredite na equidade, acredite na nossa cidade.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA