Conheça a campanha do Abril Verde - mês da importância da segurança e saúde do trabalhador

14/04/2023

A campanha Abril Verde tem como meta conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador. A ação se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, visando reduzir os acidentes e os agravos à saúde.
O mês de abril foi escolhido para essa conscientização por ter duas datas relevantes: sete de abril, Dia Mundial da Saúde; e 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A cor verde está relacionada com os cursos de saúde, representando a segurança no ambiente de trabalho.
Conforme a Lei 8.213/91, acidente de trabalho é aquele que ocorre a serviço da empresa, provocando morte, perda ou redução, seja permanente ou temporária, da capacidade do trabalhador. Eles podem acontecer por uma diversidade de fatores, como desatenção do colaborador, mal uso dos equipamentos, falta de segurança ou falhas de comunicação.
Portanto, a segurança no trabalho não é responsabilidade exclusiva das empresas e a prevenção destes incidentes é composta por uma série de ações. Por isso, cuide-se e ajude-nos a promover saúde em seu ambiente laboral.
Acredite na Saúde!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA