Confraria do Arroz é destaque no estado

19/12/2019

A Confraria do Arroz, entidade formada por 35 voluntárias produtoras e colaboradoras do Litoral Norte tem se destacado no Rio Grande do Sul. A entidade recebeu duas distinções importantes neste mês.

No dia 9 de dezembro, a Confraria recebeu o troféu Folha Verde por indicação da Deputada Estadual Any Ortiz. Pelo mérito de divulgar e propagar a utilização da farinha de arroz e derivados. O prêmio avaliou 160 entidades e é considerado um dos principais na área do agronegócio.

A Confraria do Arroz também foi agraciada/com a medalha de honra da 55° legislatura  por indicação  do deputado Gabriel Souza no dia 16 de dezembro. Gabriel é autor da lei que incluiu a farinha de arroz na cesta básica dos gaúchos, sancionada em 2017. Agora, o deputado trabalha pela aprovação da proposta, também de sua autoria, que inclui o produto na merenda escolar da rede estadual de ensino. O parlamentar destacou a importância do grão como matéria-prima a alimentação de quem possui restrição ou intolerância ao glúten, como os celíacos, e demandam cuidados especiais.

O prefeito Daiçon Maciel da Silva prestigiou o evento na segunda-feira e disse que é motivo de muito orgulho, ver mulheres patrulhenses, juntamente com outras voluntárias de cidades vizinhas se unirem em uma missão que busca valorizar um produto tão importante para nossa região, além de difundir os seus benefícios nutricionais. Ele contou que Santo Antônio da Patrulha irá incluir a farinha de arroz na alimentação escolar e que as merendeiras já receberam os cursos para incluir o produto no cardápio, em uma parceria entre a Confraria, a Emater e a prefeitura.

Ana Cadorin, Márcia Sparemberg, Maria Eugénia Maciel, Daniela Speransa e Maria das Graças Castilhos, em nome de todas as demais integrantes agradeceram em especial todo apoio à Confraria do Arroz dado pelo prefeito Daiçon e seu secretariado, também ao IRGA na pessoa do Coordenador Regional Vagner Santos A  Associação  dos arrozeiros, ao Sindicato Rural, a EMATER e a Câmara de Vereadores.

Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP