Comitiva patrulhense vai ao Instituto Caldeira prospectar parcerias

05/11/2021

Na última quinta-feira (04), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha, a Câmara Municipal de Vereadores e a FURG realizaram uma visita ao Instituto Caldeira em Porto Alegre, um dos principais centros de inovação do RS.

O Instituto está localizado numa área de 22 mil metros quadrados onde era a sede das antigas fábricas das Indústrias A.J. Renner, no 4º Distrito, e está em funcionamento há cerca de um ano e meio. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que busca conectar empresas e startups para estimular o ecossistema de inovação do estado.

Na ocasião, a Prefeitura Municipal esteve representada pelo Secretário Lucas Kellermann e pelo Diretor de Gestão e Presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação Kassiano Fraga.

O objetivo da visita foi aproximar a cidade do espaço que é destaque em inovação, buscando referências para os projetos de Santo Antônio da Patrulha, bem como ver possíveis parcerias envolvendo o instituto e o município, ou oportunidades para as empresas locais. “Conhecer o modelo do Instituto Caldeira é fundamental para qualquer trabalho que busque colocar a inovação como uma prioridade. A partir dessa visita, buscamos conectar os atores do nosso ecossistema de inovação com essas iniciativas que cada vez mais ganham espaço mundo afora e entendermos de que forma podemos posicionar Santo Antônio”, informou Kassiano.

O grupo foi recebido pelo executivo de novos negócios e comunidade do Instituto Caldeira, Pietro Biazus, que falou sobre o início e formatação do Instituto, a forma de trabalho e possíveis parcerias com o município e empresas da região.

A ACISAP esteve representada pela Vice-Presidente Andreia Peixoto. Os vereadores Sergio Airoldi, Ricardo Pires e Ezequiel Peixoto integraram a comitiva patrulhense. A FURG também esteve representada pelo Diretor do Campus SAP Antônio Valente.

O Instituto Caldeira está aberto para visitações, basta agendar. No local são recebidas comitivas de prefeituras e empresas de todo o estado.

Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE

Fonte: ACS