Comitiva Patrulhense vai à Brasília em andamento ao projeto de instauração dos cursos de Medicina e Enfermagem no campus FURG/SAP

08/09/2023

Uma comitiva patrulhense esteve em Brasília no início dessa semana e trouxe na bagagem avanços concretos sobre a oferta dos cursos de Medicina e Enfermagem no Campus FURG/SAP.
A pauta vem se consolidando não mais como um sonho, mas como um projeto em construção. Em audiência com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, Santo Antônio da Patrulha levou o tema de casa, indicado pelo gestora na reunião anterior, ocorrida em março, quando ficou definido que o município deveria apresentar ao Ministério informações sobre números de leitos, campo de residência e apoios institucionais para o projeto.
Aquele primeiro encontro ocorreu através da articulação do Deputado Federal Elvino Bonn Gahs e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/SAP, Samuel Santos, e, de lá para cá, a administração municipal trabalhou fortemente para dar início à formulação do projeto.
“Esta foi a nossa principal pauta em Brasília. Entregamos à secretária Denise um minucioso trabalho elaborado pelo secretário Antônio Selistre, que se dedicou em buscar os apoios sugeridos pelo MEC, em março. Nos últimos meses, encontramos grande receptividade em todas as instituições governamentais e representativas da Saúde no estado, que entenderam a importância da vinda desses cursos para Santo Antônio da Patrulha. Trata-se de uma estratégia de formação de profissionais que beneficiará todas as regiões próximas ao nosso município. Entre as manifestações de apoio, está a do Governador Eduardo Leite. Assim, entregamos à Secretária um documento robusto deixando claro para o MEC que a administração municipal fará todo o possível para concretizar esse projeto. O próximo passo está sob a responsabilidade da universidade. À FURG caberá desenvolver o projeto pedagógico do curso e encaminhá-lo ao MEC, inclusive com a solicitação de abertura de vagas para docentes”, explicou o Prefeito Rodrigo Massulo.
Além do prefeito, a comitiva patrulhense que tratou deste assunto esteve formada pelo secretário municipal de Saúde, Antônio Selistre, pelo diretor do Campus FURG/SAP, Antônio Valente, pelo vereador Gabriel Diedrich e pela vereadora Jacira Santos. O grupo foi recebido pela secretária Denise e também pela Diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde da SESu, Gisele Viana Pires, pelo Coordenador-Geral de Articulação Institucional da SESu/MEC, Jackson Raymundo e pela assessoria parlamentar do gabinete do Ministro da Educação, Camilo Santana.
Nossa cidade avança a cada dia para realizar sonhos.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA