Começa instalação de lixeiras subterrâneas

30/07/2022

🗑️ Começam nesta terça (02/08), as obras de instalação das primeiras lixeiras subterrâneas de Santo Antônio da Patrulha. Duas unidades dos novos pontos de recolhimento de lixo vão ser colocados na Avenida Borges de Medeiros e outras duas na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem. Durante a execução dos trabalhos, será necessário o bloqueio do trânsito. A previsão, porém, é de conclusão dos mesmos ainda nesta semana.

🚧 Neste primeiro momento será realizada a escavação dos berços e a instalação dos cabos de energia, bem como a montagem e a operação dos equipamentos. A execução do serviço vai ficar a cargo da Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Segurança (SEMOT), com acompanhamento do Departamento de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) e da empresa FORM, fornecedora das lixeiras.

🌎 As lixeiras subterrâneas são uma alternativa para a redução dos pontos de descarte, além de apresentar uma estética mais agradável. O lixo despejado no local não fica exposto, mas depositado em um container de mil litros, abaixo do solo. As estruturas também servirão como uma ferramenta de educação ambiental, pois cada uma terá dois bocais, separados para resíduos orgânicos e recicláveis, incentivando a correta separação do lixo.

📍 Os equipamentos foram adquiridos através de recurso de convênio firmado entre o município e a União, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM