Campanha no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

04/08/2017

Secretaria Municipal da Saúde realizou 579 testes

Na última sexta – feira (28/07/17) a Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), através da Vigilância Epidemiológica, realizou campanha para marcar o dia Mundial de luta contra as hepatites virais. A campanha mobilizou a população que respondeu positivamente.

Cerca de 200 pessoas compareceram nas unidades de saúde e fizeram testes rápidos de detecção da hepatite C, hepatite B e também HIV, totalizando 579 testes realizados.

A enfermeira Eliese Denardi Cesar ressalta que os testes rápidos estão disponíveis em todas as unidades de saúde de modo permanente, não somente no período da campanha. São feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Leva em média 30 minutos para seu resultado. Não é necessário jejum e nem prescrição médica. É gratuito e sigiloso.

A secretária Magda Bartikoski alerta a população sobre as hepatites B e C. As doenças podem ser contraídas por meio de relações sexuais sem uso de preservativos, compartilhamento de agulhas, seringas ou de materiais perfurantes de uso pessoal, como lâminas de barbear, alicates de unha e outros. A hepatite B também pode ser transmitida de mãe para filho durante o parto.

A enfermeira diz que para prevenção da hepatite B existe vacina. “Procure a unidade de saúde mais próxima”, orienta.

O setor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os profissionais envolvidos na campanha e se coloca à disposição para mais informações, pelo telefone é o 3662.1639.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP