Campanha de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama acontece dia 24

21/06/2017

A Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha, realizará exames preventivos e gratuitos contra o câncer nas Unidade de Saúde localizadas na sede do município, como Posto Central, Várzea, Menino Deus e Bom Princípio. Os atendimentos ocorrerão no sábado dia 24, das 8 às 16h.

Os exames tem como público alvo mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos para o exame de mamografia e de 25 a 64 anos para o exame Citopatológico, conforme prioriza o Ministério da Saúde. Mulheres fora desta faixa etária poderão realizar os exames, através de agendamento nas unidades de saúde que atendem seu bairro, já que a intenção dessa campanha será o rastreamento do câncer nas faixas etárias descritas acima, já que esses dois tipos de câncer ocupam a segunda e terceira posição de casos ocorridos em mulheres.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer: o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame, e é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama. O câncer de mama, responde por cerca de 28% de casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico se descoberto o quanto antes.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA

Fonte: ACS-PMSAP