CRAS retoma oficinas de artesanato no interior do município

22/07/2022

Recentemente, em uma parceria entre Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Social (SMTDS), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), e EMATER, foram oferecidas oficinas de artesanato, nas localidades de Barrocadas, São José da Data e Roça Grande, para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além de aprender técnicas de artesanato, elas ainda têm a oportunidade de receber orientações em assuntos relevantes através de rodas de conversa.

As atividades estiveram suspensas devido à pandemia, tendo sido retomadas em abril de 2022. As oficinas são realizadas através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), sendo ministradas pela psicóloga do CRAS, Kahena Coutelle, e pela extensionista da EMATER, Marcia Sparemberger.

Esta ação prioriza o acompanhamento direto das famílias nas localidades, buscando uma maior aproximação das equipes com os territórios e evitando o deslocamento dos usuários até a sede do município, devido às dificuldades enfrentadas em relação ao transporte.

O PAIF tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Trata-se de um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, o reconhecimento de direitos e as possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, bem como promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS