CAPS e AMENT promovem piquenique em mobilização ao dia da luta antimanicomial

23/05/2023

Celebrada em 18 de maio, a Luta Antimanicomial é uma mobilização de busca por direitos e pela redução do sofrimento das pessoas com transtornos mentais, combatendo os estigmas relacionados àqueles que necessitam de tratamento.
Nesta data, as equipes do CAPS e do AMENT promoveram um animado piquenique na Praça Arquipélago dos Açores (Matriz), com música, brincadeiras e ações promovendo autonomia e respeito.
“Trabalhamos para mostrar que as internações, ainda que extremamente necessárias, precisam ser temporárias. As pessoas não podem viver fechadas em instituições que, muitas vezes, não fornecem o mínimo para uma convivência digna e de reinserção social. Escolhemos comemorar esse dia mostrando as transformações que a rede de atenção psicossocial pode proporcionar, onde os pacientes passeiam, se divertem, socializam e tem uma vida normal. Precisamos seguir trabalhando com conceito de equidade. Segregar não pode ser uma opção!”, enfatiza a coordenadora da saúde mental do município, Fernanda Kauffman.
Parabéns a toda equipe do CAPS e do AMENT!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA