Audiência Pública da Saúde apresenta relatórios do 2º quadrimestre de 2020

27/10/2020

Uma audiência pública virtual foi realizada na última semana (20/10) para a apresentação dos relatórios de gestão da Saúde no segundo quadrimestre, que corresponde ao período de 01 de maio a 31 de agosto. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Santo Antônio da Patrulha em conjunto com o Conselho Municipal da Saúde e transmitido ao vivo na página do Facebook da Câmara Municipal de Vereadores.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Joy Silva, até o 2º quadrimestre deste ano, o Município investiu R$ 6.257.897,47 em Saúde, o que corresponde a 29% do orçamento do Executivo. Os repasses do governo estadual chegaram a R$ 948.442,10 e federal a R$ 3.065.823,20. Nesse período, 22.824 consultas médicas e de enfermagem foram realizadas, 1.313 na odontologia e 3.524 consultas especializadas foram concluídas. 4.007 pacientes utilizaram o transporte disponibilizado pela secretaria, o que corresponde a 46 pessoas por dia.

Todos os investimentos, bem como os serviços disponibilizados para a prevenção e enfrentamento da pandemia foram divulgados na ocasião. Recursos Humanos, material de consumo, insumos, obras na Unidade Sentinela, equipamentos, entre outros recursos investidos para atuação na pandemia representaram R$ 2.294.964,04.

Joy disse que a produção dos serviços de saúde especializada sofreu uma queda  com a redução de atendimentos, devido à Pandemia pelo Coronavírus . Por outro lado, ele diz que com o resguardo de boa parte da população, as doenças também diminuíram bastante. Já o Hospital Santa Casa - Santo Antônio da Patrulha atendeu 6.744 pessoas na emergência no período e 57.996 exames laboratoriais foram realizados.

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito

Fonte: ACS-PREFASAP