Atualmente está sendo observado em muitos locais do município o fenômeno chamado popularmente como “baba de boi” ou “aranhas-voadoras”.

07/05/2024

De acordo com a bióloga do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Miriam Borba, as mudanças ambientais extremas ou intermediárias propiciam respostas das espécies da nossa fauna. Não é diferente com as enchentes que tem vitimado o estado do Rio Grande do Sul na última semana.

“Trata-se de um fenômeno natural típico de filhotes de aranhas chamado de balonismo, frequente após períodos de enchentes. O balonismo é o nome dado ao mecanismo de dispersão que diversas espécies de aranhas utilizam para se locomover no ar soltando fios de seda para içar voo quando observam ser mais adequado para fugir de pontos alagados, uma vez que normalmente vivem no solo”, explica ela.

Segundo a bióloga, o fenômeno é somente resultado de uma estratégia de sobrevivência das aranhas. “Encontramos diversos pontos de balonismo essa semana pela cidade e o que estamos vendo é simplesmente a forma destes animais fugirem dos alagamentos. As aranhas que encontramos na localidade do Monjolo pertencem a família Lycosidae e se alimentam basicamente de insetos, entre eles: mosquitos e diversas espécies de baratas”, esclarece Miriam, que contou com a colaboração da Edna de Paula Velhinho para a identificação da espécie de aranha.

Acredite na informação!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM