Agroindustrias Familiares recebem placas da EMATER

06/07/2022

Agroindustrias Familiares recebem placas da EMATER

Nas últimas duas semanas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) e a EMATER visitaram 22 agroindústrias no interior do município, levando placas de identificação aos mesmos e, em alguns casos, o alvará de funcionamento. A concessão consolida a inclusão destes estabelecimentos no Programa Municipal da Agroindústria Familiar.

As entregas foram efetuadas pelo secretário Cassius Peixoto, pelo médico veterinário da EMATER, Alexandre Piccinini, e pelo técnico agrícola da EMATER, Flademir Schmidt. Receberam placas os proprietários de agroindústrias na sede e nas localidades de Roça Grande, Ribeirão, São José da Data, Cancela Preta, Catanduvinha, Monjolo, Taquaral, Colônia Soares, Venturosa, Vila Palmeira, Passo do Sabiá, Macegão e Herval.

Com a inclusão no Programa Municipal da Agroindústria Familiar, estes estabelecimentos ficam autorizados a participar de feiras estaduais, como a Expointer, e locais; ofertar produtos via Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e comercializar em supermercados locais e da região, dentre outras possibilidades. Outro ponto positivo é que, com a regularização, fica facilitada a sucessão familiar na atividade rural.

O programa é uma parceria entre SEMAM e EMATER, que dividem as funções de apoio à formalização das agroindústrias. A EMATER é responsável por cadastrar os empreendimentos junto ao Governo do Estado; pelo projeto; pelo acompanhamento técnico e pela documentação para legalização junto a Coordenaria Regional da Saúde. A Secretaria da Agricultura garante a infraestrutura para que a agroindústria possa desenvolver sua atividade específica. Os principais segmentos no município são a piscicultura, a criação de ovinos, a produção de melado, de açúcar mascavo, de rapadura, de ovos, de aipim, de doces, de frutas e de queijo.

Mais de 70% do que vai a mesa dos brasileiros é proveniente da agricultura familiar. Esta atividade garante qualidade na alimentação da nossa população e a sobrevivência de muitas famílias.

Acredite na agricultura!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM