Agricultura destina resíduos de podas para agricultura familiar

20/05/2022

Agricultura destina resíduos de podas para agricultura familiar.

Nesta quinta (19), a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), começou a distribuir, para os agricultores familiares patrulhenses, os resíduos triturados das podas realizadas nos locais públicos da nossa cidade.

Normalmente esses materiais são destinados para um aterro privado, pago pela Prefeitura. Com o novo sistema de distribuição, eles passam a receber uma destinação ecologicamente correta e sustentável. Após a compostagem, os resíduos transformam-se em adubo orgânico, que pode ser utilizado conforme a necessidade dos produtores rurais. Para auxiliar nesse processo, a SEMAM conta com o apoio da EMATER, que dará todo suporte técnico necessário aos agricultores para a realização do processo e para utilização do produto.

De acordo com o secretário Cassius Peixoto, esse projeto impacta três aspectos,  ligados à gestão do município: econômico, pois a prefeitura deixará de pagar para a destinação desse material; ambiental, por ser essa uma forma sustentável de retorno destes resíduos à natureza; e incentivo à agricultura, que passa a contar com este incremento para a qualidade de sua produção. O secretário ainda destacou a parceria com a Secretaria de Obras, Trânsito e Segurança (SEMOT) que é a responsável pelo recolhimento e o processamento das podas.

A primeira entrega foi feita nesta quinta-feira (19), na localidade de Ribeirão para o agricultor Claudiomar Silveira dos Santos e a sua esposa Teresinha, produtores de verduras e legumes orgânicos,frutíferas e feijão. Parte da sua produção é destinada a alimentação escolar e também comercializada na feira do produtor.

Agricultores interessados em receber os resíduos devem se inscrever junto a SEMAM, na Avenida Borges de Medeiros, 257.

O triturador de podas foi adquirido por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado federal Maurício Dziedricki. A conquista da máquina aconteceu graças à articulação, em 2019, do então vereador Jorge Eloy de Oliveira (Jorginho), atual secretário de Obras.

Acredite na agricultura e na sustentabilidade.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM