Administração Municipal discute a implementação do serviço de escuta especializada.

19/01/2024

Em busca de atender com mais cuidado e atenção às vítimas de violência contra a criança e o adolescente, foi realizada reunião, no gabinete do prefeito Rodrigo Massulo, na tarde desta quinta (18), para discutir a implementação do serviço de escuta especializada no município.

De acordo com o prefeito, a conversa é um primeiro passo importante. "O serviço de escuta especializada é essencial para que o atendimento destas crianças e jovens, vítimas de violência doméstica, seja o mais dinâmico possível, evitando que as vítimas tenham que reviver várias vezes o trauma e preservando a sua saúde mental", destacou Rodrigo.

A escuta especializada é um procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção nos campos da educação, da saúde, da assistência social, da segurança pública e dos direitos humanos. O objetivo é assegurar o acompanhamento da vítima ou testemunha de violência para a superação das consequências da violação sofrida. Com o uso da escuta, o atendimento é limitado ao estritamente necessário para o cumprimento da finalidade de proteção social e de provimentos de cuidados.

Também participaram da reunião os secretários municipais da Saúde, Gustavo Kirsch, do Trabalho e Desenvolvimento Social, Milena Mohr, e da Educação, Josélia Fraga, a coordenadora da Saúde Mental do município, Fernanda Kauffmann, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Analice Costa, a vice-presidente do CMDCA, Mônia Santos, os conselheiros tutelares Edilso Marques e Edimara Silva, a psicóloga do CREAS, Diovana Trajano, e a assistente social Viviana Ungaretti.

Acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Gabinete do Prefeito