12/09/2022

Aconteceu, nesta segunda (12), a Aula Inaugural do projeto Alfabetiza SAP e do grupo 60+, uma promoção da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), com apoio do Polo Universitário.
O ato de ler, que um dia foi somente um sonho para aqueles adultos que ainda não tiveram a oportunidade de aprender, agora pode tornar-se realidade através do Alfabetiza SAP, iniciativa para alfabetização de adultos. Por sua vez, o grupo 60+ desenvolve outra importante forma de aprendizado, ensinando o uso de tecnologias para pessoas da terceira idade.
O Alfabetiza SAP surgiu a partir da visita que algumas senhoras fizeram ao prefeito Rodrigo Massulo, em maio deste ano, buscando uma alternativa para o enfrentamento do fim da alfabetização no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA). O prefeito levou a demanda para a SEMED, que iniciou a construção de um projeto para atendê-la. Assim surgiu o Alfabetiza SAP.
“Passados alguns meses desde que recebi o pedido para a continuidade da alfabetização de adultos em nossa cidade, posso dizer que é muito gratificante participar desse momento, pois aqui se consolida um projeto de emancipação para o cidadão, algo que buscamos proporcionar a todos aqui presentes. No dia da formatura dessa turma, vocês podem contar com a minha presença na primeira fila”, celebrou Rodrigo.
O professor Vilson Ramos será o responsável por coordenar o Alfabetiza SAP. Ele manifestou sua alegria em atuar na alfabetização de adultos, atividade na qual se especializou e atua há muitos anos.
Também estiveram presentes na aula inaugural a secretária municipal da Educação, Josélia Fraga, a presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Joseane Freiberger Gil, a vice-presidente do CME, Isabel Cristina Ramos de Oliveira, a professora do Alfabetiza SAP, Maria Regina Ferreira, a professora do grupo 60+, Adriana Conceição Ramos, a diretora do NEJA, professora Aura Maria dos Santos Martins e a aluna do 60+ que solicitou ao prefeito a criação de um projeto de alfabetização de adultos, Maria Escolástica Castilhos.

Secretaria Municipal da Educação - SEMED