25/05/2023

A sustentabilidade e o bem-estar também tiveram destaque na 21ª Semana Nacional de Museus em Santo Antônio da Patrulha. A programação, que aconteceu entre os dias 16 e 18 de maio, contou com a participação de alunos das escolas Manoel Machado dos Santos e Madre Teresa, além do Projeto Aldeias Infantis SOS.

Nas três tardes, a responsável pelo Setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), professora Márcia Santos, ressaltou a importância da reciclagem e de ações sustentáveis.

Utilizando-se de lixeiras recicláveis instaladas no local, os jovens apreenderam sobre a separação de diferentes materiais, bem como onde descartar cada tipo de resíduo. Também foram realizadas práticas de compostagem, instruções e técnicas de cultivo, plantio de sementes de girassóis, brincadeiras de caça-palavras, pintura e uma competição lúdica para testar os conhecimentos das crianças, visando estimular o senso de responsabilidade nos participantes.

A atividade foi coordenada pelo Museu Caldas Júnior, em parceria com a SEMAM. Aproximadamente 40 alunos passaram pelo Museu. Além da Oficina de Educação Ambiental, eles tiveram uma visita guiada pela servidora Carla Cunha, e ainda tiveram a oportunidade de conhecer a história de cada item da Sala de Acervo e da Sala dos Prefeitos.

Acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM