A rede municipal de ensino atingiu seu menor percentual em distorção idade/série desde 2020, caindo de 15,5% para 7,7%!

02/01/2024

Mais uma excelente notícia na área da educação: a rede municipal de ensino atingiu seu menor percentual em distorção idade/série desde 2020, caindo de 15,5% para 7,7%!

Os números foram divulgados na manhã desta sexta (29), pela Secretaria Municipal da Educação (SEMED). Os resultados foram através do Programa de Recomposição das Aprendizagens instituído pela SEMED no início da gestão do prefeito Rodrigo Massulo. De acordo com a secretária Josélia Fraga, configura-se distorção idade/série quando os estudantes têm dois ou mais anos de atraso escolar. “São principalmente adolescentes que, em algum momento, foram reprovados ou evadiram, posteriormente retornando à escola em uma série não correspondente à sua idade. Estamos corrigindo os fluxos de aprendizagens no instante em que as identificamos, e esta ação tem sido fundamental para combater o efeito “bola de neve”, a qual desencadeia as reprovações por mais de dois anos e o abandono escolar”, explica.

O Programa de Recomposição das Aprendizagens é composto por uma rede de serviços, como o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), as Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o Programa de Atendimento Extracurricular, que atuam diretamente junto às crianças identificadas como possuindo atraso nas aprendizagens.

“Acreditamos que a soma destas atuações em rede, instituídas pela SEMED, têm se configurado na grande responsável pela conquista destes resultados. Além disso, o monitoramento municipal das aprendizagens dos estudantes, realizado duas vezes no ano, tem nos permitido conhecer a situação individual de cada criança e nos possibilitando sermos muito assertivos na definição das ações”, comemora Josélia.

Acredite na Educação!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED