05/10/2022

A partir deste domingo (09), entram em vigor as novas regras para rotulagem de alimentos. A principal novidade é a adoção da rotulagem nutricional frontal. As novas regras também trazem mudanças para as tabelas de informações nutricionais.
A rotulagem nutricional frontal deve constar na parte da frente da embalagem do produto, esclarecendo ao consumidor, de forma clara e simples, sobre altas quantidades de determinados ingredientes na composição do alimento.
A Tabela de Informação Nutricional também sofrerá modificações com o objetivo de tornar mais fácil e clara a visualização das informações. Também passa a ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.
As mudanças foram determinadas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 429/2020 e pela Instrução Normativa (IN) 75/2020. Para obter mais informações, entre em contato pelos fones 3662.8551 ou 3662.8424, bem como pelos e-mails simsap.semam@gmail.com ou ouvidoria@pmsap.com.br.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM

imagem-noticia imagem-noticia imagem-noticia