26/10/2023

A partir da próxima quarta (1º), Santo Antônio da Patrulha passa a oferecer o projeto do Grupo Reflexivo de Gênero, em uma parceria ente Prefeitura Municipal e Poder Judiciário. A pauta foi discutida em reunião realizada na última segunda (23), entre o prefeito Rodrigo Massulo e a juíza da comarca de Santo Antônio da Patrulha, Ana Paula Teixeira.
Em Santo Antônio, o Grupo Reflexivo será conduzido pela assistente social Silvia Cristina Maciel. O projeto visa reeducar homens que se envolveram em situação de violência doméstica, familiar ou afetiva contra a mulher, sendo uma iniciativa que se alia às demais ações de atenção e proteção da mulher, no âmbito da Lei Maria da Penha.
O Grupo Reflexivo é um espaço de escuta e de reflexão, propiciando ao ofensor que reconheça a prática de violência de gênero, o conduzindo a passar pelo processo de auto responsabilização e, ao final, de transformação de comportamentos, promovendo a equidade de gênero.
A participação dos homens nas atividades pode ser determinada pelo judiciário como medida protetiva de urgência, condição para a concessão da liberdade ou em virtude de condenação criminal. Nesta última hipótese, além da pena de prisão, é obrigatória a frequência do condenado ao Grupo Reflexivo.
A reunião no gabinete ainda contou com a presença da secretária municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Milena Mohr, do procurador geral do município, Igor Oliveira, das representantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SAP, Ana Carolina Massulo, Renata Alves e Taylene Emerim, da coordenadora municipal da Mulher, Gerusa Silveira, da coordenadora da Saúde Mental no município, Fernanda Kauffmann, da sargento da Brigada Militar, Lizandra Moreira, e da escrivã da Polícia Civil, Saniara Reis.
Acredite na nossa cidade!

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Gabinete do Prefeito