A alfabetização de nossas crianças continua avançando!

19/10/2023

A alfabetização de nossas crianças continua avançando!
Saíram os resultados da 2ª avaliação diagnóstica de fluência em leitura do Programa Alfabetiza Tchê RS em SAP, realizada com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em todo o estado. Os números mostram evolução das crianças patrulhenses em relação ao último teste.
De acordo com os dados, 24% dos estudantes são leitores fluentes, 51% leitores iniciantes e 24% pré leitores. Na avaliação anterior, eram 10% fluentes, 48% iniciantes e 42% pré leitores.
Para a secretária municipal de Educação, Josélia Fraga, esta rápida evolução é, antes de tudo, resultado do trabalho incansável dos professores, cuja dedicação ao desenvolvimento da capacidade de leitura das crianças é fundamental para que elas continuem progredindo em sua alfabetização.
“Nossa meta é concluir 2023 com o maior número de crianças na condição de leitores fluentes. Estamos combatendo o analfabetismo e as distorções de idade/série. Acreditamos na aprendizagem na idade certa e, por isso, nosso trabalho começa desde a pré-escola. Pedimos aos pais e famílias que leiam com seus filhos em casa e evitem as faltas das crianças na escola, pois esta fase é dependente da constância e da permanência em sala de aula.”, destaca Josélia.
O Programa Alfabetiza Tchê RS é uma parceria pela alfabetização dos alunos, entre Governo do Estado, municípios e Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). O desempenho dos estudantes foi classificado em pré-leitor (6 níveis), leitor iniciante e leitor fluente. O nível pré-leitor equivale a um estudante que ainda não possui condições de ler completamente nem as palavras isoladas; o nível leitor iniciante lê palavras em pequenas sequências, pausando entre as sílabas. Já no nível leitor fluente, o aluno chega à leitura automática de textos com naturalidade.
Acredite na Educação!

Secretaria Municipal da Educação - SEMED