A Secretaria Municipal da Saúde orienta a população das áreas atingidas sobre a adoção de cuidados especiais

23/06/2023

Diante dos episódios decorrentes do ciclone extratropical, que atingiu nossa cidade, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde, a fim de evitar a contaminação da população por doenças como leptospirose, tétano acidental e hepatites, orienta a população das áreas atingidas sobre a adoção de cuidados especiais.
Saiba mais sobre essas doenças!

A leptospirose é transmitida pela urina de animais infectados, como roedores, cães, bovinos, suínos, podendo ocorrer pelo contato da pele, mucosas, ingestão de alimentos, líquidos e medicamentos que tiveram contato com água ou lama contaminada. No período chuvoso, os rios, os córregos e a rede de esgoto podem transbordar, fazendo com que a água invada galerias, lixões, terrenos baldios e esgotos, chegando às tocas de ratos. Em consequência, a contaminação poderá chegar nas casas, com a possibilidade de atingir as pessoas.

O Coordenador da Vigilância em Saúde do município, Luiz Rogério Gomes, também destaca que o contato com os entulhos e destroços pode provocar lesões na pele e o potencial adoecimento por tétano acidental. Esta doença é causada por uma bactéria muitas vezes presente em objetos de metal (mesmo que não estejam enferrujados), madeira, vidro etc. Fique atento ao solo, o local por onde você anda pode conter objetos contaminados como pregos, latas, ferramentas agrícolas, cacos de vidro, galho de árvore, espinhos, pedaços de móveis e outros.

Antônio Selistre, Secretário Municipal da Saúde, juntamente com o diretor do Departamento Técnico em Saúde, Enf. Gustavo Hanich Kirsch, reforçam a importância dos cuidados para prevenção dessas doenças e orientam a comunidade a buscar informações também nas Unidades de Saúde.

Proteja-se!

Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA