09/05/2023

A Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) segue em seus esforços para atender as demandas ambientais e rurais da população patrulhense. Confira algumas atividades feitas pelos diferentes departamentos entre 02 e 05 de maio, na cidade e interior.
Departamento de Expansão Rural
De continuidade ao programa Avançar Açudes, com escavações de microaçudes para produtores rurais nas localidades de Arroio da Madeira e Ribeirão;
Fez serviços de retroescavadeira em auxílio a produtores rurais na Esquina dos Morros;
Realizou a entrega de saibro em auxílio a produtores rurais na Esquina dos Morros e fez a coleta para análise mensal de todos os poços comunitários.
Departamento de Meio Ambiente
Emitiu três Licenças de Operação, três declarações de Não-Incidência e um Alvará;
O setor também realizou vistorias em empreendimentos; fez atendimentos de denúncias; atendimento ao público por meio presencial e eletrônico e participou de reunião do Comitê do Litoral Médio.
Departamento Resíduos Sólidos
Atendeu ao público por meio presencial e eletrônico e respondeu denúncias e fez a gestão do projeto RECICLA SAP, incluindo recebimento de materiais e recolhimento de resíduos solicitados ao DRS por moradores dos bairros Madre Teresa e Bom Princípio.
Serviço de Inspeção Municipal
Realizou duas Inspeções periódicas, emitiu parecer técnico,
termo de retomada de produção, notificações, entre outras medidas de rotina.
Fez visita técnica em granja leiteira de Sapiranga com agroindústrias e Emater, para treinamento na instalação e utilização do novo equipamento de pasteurização;
Participou de curso para capacitação de fiscal EAD sobre direito administrativo, direito constitucional e ética pública no ENAGRO e curso de capacitação de fiscal de inspeção de pescado na CIDASC.
A SEMAM segue atenta às necessidades de nosso município, buscando atendê-las da melhor forma possível.

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM