3ª ExpoSAP agita Santo Antônio da Patrulha

16/04/2015

A 3ª ExpoSAP – Feira da Produção Patrulhense, aconteceu no Parque Caetano Tedesco em Santo Antônio da Patrulha, de 8 a 12 de abril. Em torno de 16 mil pessoas passaram pelo parque e conferiram diversas atrações como palestras, ExpoFeira, produtos tradicionais e shows locais, estaduais e nacionais.

A Feira começou com a posse do GT de Desenvolvimento Social da Granpal no Centro de Convenções Qorpo Santo e com o Baile da Melhor Idade no palco principal, em que os mais de 600 idosos patrulhenses e de outros municípios dançaram ao som do Coral Carmem Carolina e da Banda Musical Sonho Azul. Às 19h ocorreu a Abertura Oficial da 3ª ExpoSAP realizada pela Prefeitura Municipal com a presença de autoridades municipais e estaduais. Após, Samuel do Acordeon subiu ao palco em parceria com o cantor tradicionalista João de Almeida Neto, seguindo da banda Toque do Tchê.

Na quinta-feira foi a vez das crianças curtirem a festa. Cerca de 15 escolas acompanharam o espetáculo teatral do SESC “João Jiló”, apresentado em duas sessões, uma pela manhã e outra a tarde. Às 20h30min Cássio Farias e Banda subiu ao palco, sendo sucedidos pela primeira atração nacional da feira, o Grupo do Bola, que fez sucesso misturando samba com Soul, Black Music, Reggae, Hip Hop, Rock e Pop no programa de televisão Superstar, da Rede Globo.

Sexta-feira foi a vez da música sertaneja. Sandro Coelho, ex-vocalista da banda Tchê Garotos cantou músicas do seu antigo grupo e da carreira solo, seguido de Gabriel Valim, com sucessos nacionais como “Piradinha”, “Levanta a cabeça princesa”, “Sainha amarela” e “Vou fazer com você”. Banda Biss encerrou a noite.

O sábado contou com vários estilos do rock. Profeta Trololó abriu as atividades, seguidos das bandas Rivadavia, Makossa e Jão. Por volta das 22h, os Raimundos, que estão em sua turnê de 20 Anos De Estrada, trouxeram suas músicas consagradas como “Mulher de Fases”, “Aquela”, “Selim” e outras juntamente com as novidades do novo disco “Cantigas de Roda”, como “Gordelícia” e “Baculejo”. Para finalizar, Carlos D’Lucka subiu ao palco.

No último dia, às 15h, De Lara Cortez e Romano cantou músicas clássicas da antiga boemia. Às 18h, foi a vez de Maycon Borges e Banda, seguidos de CurtiSamba. Para encerrar a 3ª ExpoSAP, a Escola de Samba Império do Sol, de São Leopoldo, trouxe seu grupo show com parte da bateria e sua Rainha, bem como passistas, mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte. A escola homenageou o município no Carnaval 2015 de Porto Alegre, com o enredo “Santo Antônio da Patrulha – Município Pioneiro do Santo Casamenteiro”.

Também no domingo, às 17h houve a escolha das soberanas da próxima edição da Feira. As candidatas Kelen Oliveira, Kerolyn Braga, Larissa Silveira, Luana Coitinho e Pâmela Silva foram avaliadas durante os cinco dias da festa por seis jurados em diversos quesitos como desenvoltura e simpatia, além de prova teórica sobre a história de Santo Antônio da Patrulha e entrevista. Dentre as seis, Kerolyn e Kelen foram as escolhidas para serem Rainha e Princesa da 4ª ExpoSAP, sucedendo Valentina Cunha e Ana Paula Machado.

Em paralelo a estas atrações, o parque contou com indústrias da cana-de-açucar e outros segmentos da culinária tradicional, praça de alimentação, Vila do Sonho, estande do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), ExpoFeira dentro do Ginásio de Esportes, parque de diversão e a Avenida da Agricultura, que abrigou estandes como o do Polo Universitário Santo Antônio, de agroindústrias, produtores e sala de palestras com uma programação própria durante todos os dias da festa, além da 3ª Corrida Mais Doce do Estado, que ocorreu no domingo.

Na avaliação do Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Raul Fagundes, a 3ª ExpoSAP atingiu seu objetivo. “Tivemos um público significativo, com shows de estilos variados que agradaram pessoas de vários gostos diferentes. Um dos pontos positivos é a realização da 1ª Rodada de Negócios do SEBRAE, que reforça a ideia de uma feira de produção”, declarou Fagundes, que ainda afirmou existir aspectos a serem melhorados para a próxima edição, mas que em uma visão geral houve êxito na realização do evento.

A ExpoSAP, que vai para sua quarta edição, foi criada visando unir em um único local, as grandes potencialidades desenvolvidas em Santo Antônio da Patrulha. Considerando a diversidade da cadeia produtiva, que segue com os derivados da cana-de-açucar, o agronegócio, principalmente com a cultura arrozeira e ainda a produção metal mecânica, que cresce a cada dia, foi necessária a busca por um evento capaz de expor todos esses segmentos.

Secretaria Municipal da Administração e Finanças - SEMAF  Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente - SEMAM  Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social - SMTDS  Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes – SECTE  Secretaria Municipal da Educação - SEMED  Secretaria Municipal das Obras, Trânsito e Segurança - SEMOT  Secretaria Municipal da Saúde - SEMSA  Secretaria Municipal do Planejamento e Desenvolvimento Econômico - SEPDE  Gabinete do Prefeito  Gabinete do Vice-Prefeito  Procuradoria Geral do Município

Fonte: ACS/PMSAP