03/04/2024

Neste dia 3 de abril, comemoramos os 213 anos de instalação da Câmara de Vereadores e, consequentemente, do nosso município. Esta é uma das duas datas em que o aniversário de Santo Antônio da Patrulha é celebrado.

As origens de nosso município remontam à própria história do Estado. Com a fundação da Colônia de Sacramento, em 1680, cresceu o interesse dos portugueses em povoar e defender a região sul. Em 1760, o povoado que aqui havia foi elevado a condição de freguesia. Em 1809, passou a ser uma vila e, em 3 de abril de 1811, houve a instalação da Câmara e do município.

Santo Antônio da Patrulha recebeu esse nome devido às patrulhas instaladas em seu território com a finalidade de cobrar impostos para a Coroa. Neste momento, juntamente com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, passamos a ser um dos quatro primeiros municípios do Rio Grande do Sul.

Além desta data, também comemoramos nosso aniversário em 31 de agosto, data da criação da Capela Curada de Santo Antônio da Patrulha de Viamão, em 1760.

Feliz aniversário, Santo Antônio da Patrulha!

Gabinete do Prefeito